Perguntas frequentes

Qual a diferença entre franquia e velocidade?
Franquia é a quantidade / volume de dados que pode ser trafegado na rede no pacote contratado. Isso inclui as informações enviadas e recebidas.Ou seja, ao enviar uma foto para um álbum na Internet, você está gastando um pouquinho da franquia contratada para fazer isso. O mesmo quando assiste a um vídeo, baixa uma música ou lê uma notícia em um site.
Via de regra, os conteúdos de áudio e vídeo gastam mais da sua franquia do que arquivos de texto, como e-mails, acesso a sites de notícia e de relacionamento.
 
A franquia é medida em “bit” ou seus múltiplos. Um bit é a menor unidade dados que pode ser armazenada ou transmitida.
  • 1 Byte (B) = 8 bits (b)
  • 1 Megabyte (MB) = 1.024 Bytes
  • 1 Gigabyte (GB) = 1.024 Megabytes
A velocidade, por sua vez, é a taxa de transmissão desses dados na rede. Quanto maior a velocidade, mais rápido a informação da Internet chegará até seu computador.
Ao contrário da franquia, que é normalmente informada em Bytes, Megabytes ou Gigabytes, a velocidade é medida em bits / segundo.
Portanto uma velocidade de 1 Mbps (1 Megabit por segundo) significa que no tempo de 1 segundo, sua conexão com a Internet foi capaz de transportar 1.000 bits ou 125 Bytes. Vendo de outra forma, um vídeo com 30 Megabytes de tamanho leva quantos segundos para ser baixado da Internet? Depende da velocidade da conexão. Veja o exemplo abaixo:
  • Conexão 300 Kbps: aprox. 14 segundos.
  • Conexão 600 Kbps: aprox. 7 segundos.
  • Conexão 1 Mbps: aprox. 4 segundos.
 

Outras perguntas

Os resultados exibidos abaixo trazem buscas digitadas pelos clientes, podendo assim conter termos variados e erros de digitação.